
A maior obra pública portuária em execução no Brasil, conhecida como Moegão, segue avançando no Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Com previsão de conclusão para o final de 2025 e início das operações em 2026, o projeto representa uma reestruturação logística de grande escala, voltada ao aumento da eficiência no escoamento de grãos, açúcar e farelo para exportação.
O novo complexo ferroviário permitirá que até 900 vagões por dia sejam descarregados diretamente em moegas centralizadas, interligadas por galerias elevadas. Ao todo, 11 terminais serão conectados por essa nova estrutura metálica, que reduzirá o número de cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para apenas 5. O investimento total no projeto ultrapassa R$ 650 milhões e deve elevar a capacidade ferroviária do porto de 550 para 900 vagões por dia, o que equivale a um potencial de movimentação de cerca de 24 milhões de toneladas ao ano.
A SoloEnge participa diretamente da obra do Moegão como responsável pela fabricação da estrutura metálica da galeria de grãos — uma das frentes mais estratégicas do empreendimento. A estrutura foi projetada para operar com alto fluxo logístico, em ambiente portuário, exigindo soluções técnicas sob medida e controle de qualidade rigoroso em todas as etapas.
“Participar de um projeto dessa magnitude reforça o compromisso da SoloEnge com a entrega de soluções sob medida e com alto desempenho técnico”, destaca a direção técnica da empresa.
O andamento da obra do Moegão tem sido acompanhado de perto por autoridades e pela comunidade portuária. Recentemente, diretores da Portos do Paraná realizaram uma visita técnica para avaliar o progresso da montagem e da integração das estruturas metálicas.
Para conhecer mais detalhes sobre a participação da SoloEnge nesse projeto, acesse nossa página sobre a maior obra portuária do Brasil.
Conforme divulgado pela Portos do Paraná, a obra do Moegão já ultrapassou 50% de execução e avança como um dos principais projetos de infraestrutura logística do país.


